Sessão especial na AL discute a questão da dengue na Paraíba


Ascom

Uma sessão especial realizada nesta terça-feira na Assembléia Legislativa discutiu o problema da dengue na Paraíba. Proposta pelos deputados Jeová Campos (PT), Leonardo Gadelha (PSB) e Rodrigo Soares (PT), a sessão começou por volta das 17h e só acabou às 19h. Representantes das Secretarias de Saúde do estado, da capital e de várias cidades do interior, representante da Fundação Nacional de Saúde e vários deputados prestigiaram a sessão que foi presidida pelo deputado Leonardo Gadelha.

A idéia era discutir o preocupante número de casos de dengue no estado, principalmente no sertão. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do estado, Cajazeiras apresentou, só este ano, 371 casos de dengue, seguida por São Bento, com 308 casos notificados. O levantamento também revela que no estado 44% dos infectados são mulheres, contra 56% de homens. A faixa etária mais atingida é entre os 20 e os 40 anos. Apesar dos números alarmantes, a situação já está sob controle. No mês de abril só foram notificados 10 casos em Cajazeiras.

O Secretário de Saúde do município de Cajazeiras falou das ações desenvolvidas na cidade e revelou que o grande número de casos na cidade tem outro lado. "Nossa cidade apresenta um elevado número de infectados porque fizemos um trabalho de busca por doentes. Colocamos todas as unidades de saúde do município em ação para identificar todos os casos". O deputado Jeová, da cidade de Cajazeiras, foi um dos 371 infectados neste ano. Ele relatou os momentos delicados que viveu. "Meu quadro foi grave e tive que ser transferido para João Pessoa". O deputado questionou a rela necessidade da transferência, fato comum na cidade segundo o parlamentar.

Nenhum comentário: