MATURÉIA: Associação de Apicultores se reuni para discutir formas de impulsionar a produção de Mel de Abelha


A Associação de Apicultores de Matureia se reuniu ontem (04/11) na Câmara Municipal com representantes do Sebrae, voluntários da ONG Gajuc e o prefeito do município, para definir metas de produção de mel através de técnicas de manejo, exploração do mercado e comercialização. A ideia do encontro foi motivar os apicultores a aproveitar melhor o potencial da produção de mel de abelhas no município.

Durante o encontro eles decidiram fazer visitas a experiências que obtiveram sucesso na região como no município de Água Branca. Além disso, os apicultores estabeleceram o compromisso de atingir maior produtividade a partir de mais envolvimento, planejamento e organização. Em Matureia existem aproximadamente 25 apicultores que complementam a renda com a produção de mel. Os números sobre a produção de mel no município não foram revelados . O prefeito de Matureia, Daniel Dantas, reforçou o seu apoio aos apicultores e frisou a importância do acompanhamento do Sebrae para ampliar a geração de renda na zona rural, mas por outro lado, cobrou metas de produção. “ É preciso copiar o sistema de organização e produção do trabalho das abelhas”, recomendou.

O assistente do SEBRAE, Robson Júnior, afirmou que a região é propicia para a criação de abelhas e para produção de mel com seus subprodutos . Segundo ele, é preciso integração da equipe, foco na capacidade de resultados e em toda a cadeia produtiva do mel. Ele sugeriu a participação de apicultores em congressos, visitas de campo, dar destino ao excedente da produção, verificar a divulgação e até o preço dos equipamentos necessários a manipulação do mel . Robson revelou que a consultoria do SEBRAE será de fundamental importância para uma gestão eficaz na cultura do mel.

Renata Dantas

Nenhum comentário: