ÁGUA BRANCA: Quadrilha Junina "Vice e Versa" mantém tradição


A tradição da quadrilha junina "vice e versa" não foi quebrada, como era especulado anteriormente. O grupo de animação junina é formado por populares da cidade e tem a finalidade de mostrar aos visitantes de Água Branca a tradição junina em todas as suas faces.

A quadrilha junina nasceu por apoio da ex-primeira dama Eridam Querino (2004-2008), que deu todo o incentivo a quadrilha.

No primeiro ensaio da quadrilha, 20 casais compareceram, por isso a expectativa é positiva quanto ao número de casais. Animação, irreverência e ousadia é o ponto mais alto da quadrilha. O dia da apresentação será no dia 28 de junho às 15h00 da tarde, na praça São Pedro.

Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
"FESTA JUNINA - história, origem, música, quadrilha, danças, simpatias
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Edna Henrique/informações Flavia Firmino

Nenhum comentário: