Paraíba tem 16 açudes contaminados

Grupos de pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estão fazendo o monitoramento dos 20 maiores açudes paraibanos, para verificar o estágio de contaminação desses mananciais, em decorrência do processo de eutrofização, que é a proliferação de microorganismos nocivos à saúde, decorrentes do excesso de nutrientes em suas águas.


Entre os açudes monitorados estão o Presidente Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão, principal manancial de abastecimento d’água de Campina Grande, e outras cidades da região.


Estão envolvidos, também, na pesquisa os açudes Poções, em Monteiro, Camalaú, Congo e Acauã, este último o terceiro maior da Paraíba em volume de água. Acauã é considerado como reserva estratégica para o abastecimento, em caso de colapso no sistema de Boqueirão.


O professor José Etham de Lucena Barbosa, do Departamento de Biologia da UEPB e um dos responsáveis pelo monitoramento, explica que o estudo feito nas águas dos 20 maiores reservatórios revela um dado preocupante: 16 açudes acumulam organismos tóxicos e 20% do pescado cultivado em suas águas, como é o caso da tilápia, apresentam toxinas que são prejudiciais à saúde humana.


Portal Correio/

Foto ilustrativa arquivo patosonline.com


Nenhum comentário: