MATUREIA PROMOVERÁ 1º FESTIVAL DO FRIO


Aproveitar o frio como diferencial turístico e enriquecer o calendário de eventos do município. Essa é a proposta do 1º Festival do Frio que será realizado no mês de julho em Matureia. Serão cinco dias de festa recheados de charme e cultura popular.


A programação ainda está em fase de elaboração. Segundo organizadores de evento da Prefeitura Municipal, a festa será realizada em substituição ao São João. A primeira edição do Festival do Frio pretende diversificar a grade de apresentações aproveitando o microclima, o potencial turístico e cultura regional do município.


Segundo o prefeito, Daniel Dantas, a ideia é fugir à regra das festas juninas no interior do Estado para montar uma programação rica que valorize a cultura local e impulsione o turismo de eventos. Dantas afirmou que Matureia é uma cidade potencialmente turística e necessita de incentivos para expandir a rede de atrativos. “O 1º Festival do Frio é um evento que irá promover a interiorização do turismo e a valorização da cultura”, argumentou.


Estão previstos repentistas, cavalhada, maracatu, shows com grupos culturais locais, oficinas, apresentações teatrais, dança. O forró também fará parte do evento, mas ocupará menor espaço na programação apesar de sua importância regional. O ritmo estará presente em dois dos cinco dias do evento. Os trios de forró pé – de- serra farão parte da grade alternativa, mas a tendência é que ritmos variados ocupem mais lugar nas próximas edições.


Será montado um palco central na avenida principal da cidade, José Jerônimo. Ao lado, uma lona de circo com um local de apresentações alternativas responsáveis pelo aquecimento da festa antes das apresentações principais. Haverá um local para a gastronomia do frio, com barracas padronizadas que terão cardápios ricos em caldos, cafés, chocolate quente, sopas, vinhos, além de outras opções para aquecer as baixas temperaturas.


As pousadas rurais do município serão cadastradas no festival para atender a demanda de hospedagens que eventualmente possa surgir.


A proposta da Prefeitura é incentivar as pousadas e hospedagens alternativas, pois a expectativa é que o evento cresça e aumente a circulação de renda no município com a expansão do turismo local.

Renata Dantas

Um comentário:

Unknown disse...

quais sao as bandas