SEM-TERRAS EXIGEM LIBERAÇÃO DOS CRÉDITOS


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ocuparam a BR 230, precisamente no Km 385, na última quinta-feira, exigindo a vistoria da Fazenda São Vicente, onde estão acampadas 35 famílias de trabalhadores rurais sem terra, que fica no município de Condado, como também a liberação dos créditos, que se encontram bloqueados nas agências bancárias.

O Coordenador do MST Gedeão Rodrigues, afirmou que a Fazenda São Vicente, tem uma dívida junto a Sudene de mais de três milhões de reais e que o INCRA deve fazer essa vistoria imediatamente, pois os acampados estão tendo grandes prejuízos, mas mesmo assim, nesse ano de 2008, foram produzidos 60 mil quilos de milho, 20 mil quilos de feijão, 6 mil quilos de algodão, 5 mil quilos de gegilin e tem um plantio de 3 mil pés de bananas, que já começaram também a produzir. “O que falta é um compromisso do governo para com o MST no sentido de resolver essa pendência, para que os acampados possam ter condições reais de trabalho, adquirindo os créditos junto aos bancos, usufruindo assim de todos os direitos que os demais assentamentos dispõem”. Enfatizou.

O presidente da Associação dos Assentados no Patativa do Assaré, no Distrito de Santa Gertrudes, Roberto do MST, que veio dar o seu apoio a luta dos acampados da Fazenda São Vicente, falou que a primeira ocupação da fazenda pelos sem terras foi em 1998 e a segunda em 2003, e que é lamentável essa situação, especialmente pelos mesmos ainda morarem em casas de taipas, não terem ainda sido assentados, além disso, não terem direito aos empréstimos, como nos demais assentamentos. “Vamos dar total apoio à luta dos acampados, não apenas na Fazenda São Vicente, mas nos demais acampamentos de trabalhadores rurais no Sertão da Paraíba”. Afirmou o mesmo.


Espinharas

Nenhum comentário: