Gilmá Nascimento entrevista Supervisor da 11º Gerência de Saúde


O governo do estado da Paraíba promoveu concurso público simplificado e contratará ainda esta semana vários Agentes de Combate a Dengue. Só na região de Princesa Isabel que compreende os municípios de Imaculada, Água Branca, Juru, Tavares, São José de Princesa e Manaíra foram selecionadas 22 pessoas, sendo 20 titulares e dois suplentes. A nossa reportagem conversou com o Supervisor Geral da 11º Gerência Regional de Saúde, Manuel Lima. Acompanhe a entrevista:


Entrevista/Manuel Lima


1- Gilmá Nascimento- A que se deve a preocupação do estado em relação a contratação de Agentes de Combate a Dengue e como eles atuarão?

Manuel Lima- O governo do estado está intensificando o trabalho de combate a dengue e para ter um reajuste nos municípios onde os índices estão mais altos, ele está contratando para a 11° Gerência de Princesa Isabel 20 Agentes de Combate a Dengue e por isso aconteceu esse treinamento na regional para que agente deixe as 20 pessoas capacitadas, além dos suplentes que ficarão na espectativa para , a qualquer momento serem chamados e ajudar ao quadro que já existe nos municípios a combater esse mosquito que está causando grande prejuízo com a transmissão da doença da dengue porque casos alarmantes tem ocorrido na Paraíba e em outros estados.


2- Gilmá Nascimento- Como os Agentes foram preparados?

Manuel Lima- Os Agentes tiveram aulas teóricas dois dias, foi tudo repassado: como a dengue é transmitida; tudo como o mosquito se gera; os sintomas da doença; como combater; como ensinar os moradores diante das situações dificies para esclarecer melhor a população e durante o dia todo, na quinta, tivemos a parte prática no campo. Fizemos visitas em algumas ruas com acompanhamento dos supervisores. Acredito que os Agentes estão prontos para prestarem um bom trabalho.


3- Gilmá Nascimento- Como o senhor avalia os resultados alcançados pelo treinamento?

Manuel Lima- Pelos debates , pelos esclarecimentos em sala de aula, eles tiveram bom proveito. Tanto na aula teórica como na prática. Fizeram preenchimento de boletim, coletaram a larva, da pulpa e assim estão hábitos a prestarem um bom trabalho em qualquer município da região ou da paraíba.


4- Gilmá Nascimento- De que maneira os Agente serão destribuídos na região?

Manuel Lima- Ele vão ser destribuídos de acordo com a necessidade de cada município. Onde o índice estiver mais alto será indicado o maior número de Agentes.


5- Gilmá Nascimento- Os municípios participarão do trabalho fornecendo algum tipo de ensentivo?

Manuel Lima- O apoio dos municípios é importante. Conversaremos com os Prefeitos e Secretários de Saúde a fim de conseguir esse apoio. Sabemos da dificuldades, mas o trabalho em conjunto, ou seje, a regional com os municípios e o estado terá uma eficácia maior e quem sabe assim, possamos erradicar o mosquito.


6- Gilmá Nascimento- Dos englobados pela 11º Gerência Regional de Saúde, qual tem o maior índice de Dengue?

Manuel Lima- Princesa Isabel tem o maior índice com 5.2 e Juru fechou com 4.5 e Tavares está com 4.4.


7- Gilmá Nascimento- O senhor poderia explicar para os leitores as fases do mosquito, como ele se prolifera e como transmite a doença?

Manuel Lima- O mosquito põe acima do nível da Água do recepiente e entre 7 e 10 dias, o ovo se transforma em larva, pulpa e depois vôa.


8- Gilmá Nascimento- Quais os tipos de dengue já identificados na Paraíba? É verdade que a dengue pode matar?

Manuel Lima- É verdade, a dengue pode matar. a Paraíba já teve casos hemorrágicos e clássicos. Já foi confirmado em Cuité e por isso a preocupação do governo em combater a doença partindo do trabalho de concientização e realização do tratamento.


9- Gilmá Nascimento- Que orientações o senhor poderia passar para a população no sentido de combater o Aeds Aegypti e assim evitar ou diminuir os casos de dengue?

Manuel Lima- Que todos os donos de casa tenham os cuidados necessários com seus depósitos de água pois a obrigação não é apenas dos agentes. Sem a contribuição da população é impossível o combate a dengue. O povo deve receber bem os Agentes e que possam deixar os depósitos fechados e os lavem regularmente. Elimine os pneus, garrafas e outros objetos do quintal se eles se encontrarem a céu aberto. E que o povo possa ser vigilante das suas próprias casas.


Agradeço a voçê Gilmá pela oportunidade de esclarecer a população sobre questões tão necessárias e urgentes. Principalmente nesse peródo chuvoso.

Nenhum comentário: